OURO PRETO RECEBE PRIMEIROS EQUIPAMENTOS PARA A EPAR OSSO DE BOI

OURO PRETO RECEBE PRIMEIROS EQUIPAMENTOS PARA A EPAR OSSO DE BOI

Com a Estação Produtora de Água de Reuso, o município irá de 0 a 40% do esgoto tratado 

A SANEOURO está empenhada na implantação da Estação Produtora de Água de Reuso (Epar) Osso de Boi. Nos dias 23 e 25 de maio, foram entregues os primeiros equipamentos, como tanque de hipoclorito, tubulações, conexões, suportes, difusores de ar, bombas diafragmas e comportas que irão compor o sistema hidromecânico da unidade. 
A água usada para transportar os dejetos gerados pela população chega na Epar, que é uma estação de tratamento de esgotos, dotada de tecnologia que transforma em efluente tratado para lançamento no corpo d’água. Além disso, esse efluente terá padrões para diferentes usos, o que o transforma em água de reuso que será reutilizada para combate a incêndio, lavagem de rua, “mata pó”, como também nas atividades rotineiras de operação da própria Epar. Essa é uma alternativa sustentável de reutilização do recurso hídrico para reduzir a quantidade de esgoto lançada nos rios e lagos, protegendo os nossos mananciais e oferecendo uma melhoria na qualidade de vida da população, com foco na saúde pública, por exemplo.
“É mais um passo que a SANEOURO executa em Ouro Preto para a implantação e melhorias dos serviços de esgotamento sanitário na cidade. É uma grande satisfação para nós da empresa e acredito que também para a população ter a sua água com qualidade e o seu esgoto tratado, não prejudicando os mananciais do município”, avalia o superintendente da SANEOURO, Evaristo Bellini.
Para início das obras, a SANEOURO já formalizou o pedido de licenciamento ambiental e aguarda a aprovação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento. Após a liberação, a previsão é de que os trabalhos de construção da unidade levem, em média, 13 meses. Com a Epar Osso de Boi, em quatro anos, o município alcançará 40% do esgoto tratado.