SANEOURO TRABALHA ATIVAMENTE PARA RESTABELECER O ABASTECIMENTO DE ÁGUA COMPROMETIDO NESTE PERÍODO DE CHUVAS INTENSAS

SANEOURO TRABALHA ATIVAMENTE PARA RESTABELECER O ABASTECIMENTO DE ÁGUA COMPROMETIDO NESTE PERÍODO DE CHUVAS INTENSAS

 Empresa pede a colaboração da população com o uso consciente da água.

A SANEOURO informa que tem realizado todos os esforços para buscar controlar e reparar os danos e problemas causados pelas fortes chuvas que atingem o município de Ouro Preto, sede e distritos nos últimos dias. Para garantir a distribuição de água de qualidade, de acordo com os parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde, foi necessário interromper o sistema de abastecimento das Estações de Tratamento de Água (ETAs) do Funil, Amarantina, Jardim Botânico e Itacolomi. Isso porque, com as chuvas, o assoreamento de algumas captações e a alta turbidez impossibilitam o tratamento adequado da água. 

Nesta segunda-feira (10), os sistemas do Jardim Botânico e Itacolomi, na sede, operam normalmente, mas tiveram paradas significativas que podem comprometer o abastecimento para bairros da sede. 
ETA Jardim Botânico: Locais afetados: bairros de Jardim Alvorada, Cabeças, Nossa Senhora de Lourdes, São Cristóvão, São Francisco, Antônio Dias, parte do Centro Histórico, Alto da Cruz, Piedade, Taquaral, Morro Santana, Morro da Queimada, Morro São João e Morro São Sebastião.

ETA Itacolomi: Jardim Itacolomi, parte do Antônio Dias, Barra, Nossa Senhora do Carmo (Pocinho), Novo Horizonte, Lagoa, Morro do Cruzeiro, Bauxita, Vila dos Engenheiros, Vila Operária, Vila Aparecida, Santa Cruz, Padre Faria, Alto das Dores e Santa Efigênia.

No bairro Santa Cruz, a situação é mais frágil, pois com o deslizamento de terra, ocorrido no sábado (8), as redes de abastecimento foram rompidas e a adutora que abastece o bairro e o entorno precisou ter o registro fechado para evitar o vazamento de água. A SANEOURO, com orientação e apoio da Defesa Civil, realiza a partir desta terça-feira (11), uma obra emergencial para retomada do abastecimento. A equipe irá realizar o remanejamento de mais de 300 metros de rede de água que foi destruída com o deslizamento. A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados na sexta-feira (14). Com o remanejamento da rede será possível restabelecer o fornecimento de água para os locais afetados.Locais afetados: Alto das Dores, Santa Cruz, Santa Efigênia, Alto da Cruz, Padre Faria, Caminho da Fábrica e Antônio Dias.

Já para os distritos, as ETAs Amarantina e Funil continuam com funcionamento interrompido. Para retomada do abastecimento, é necessário realizar o desassoreamento da captação, que recebe grande quantidade de sedimentos carreados pelas enxurradas. A limpeza ainda não é possível, pois o nível dos rios não abaixa e a turbidez continua elevada, impossibilitando o tratamento.
ETA Amarantina: Distrito de Amarantina e do subdistrito de Maracujá.

ETA Funil: Cachoeira do Campo, Glaura, Santo Antônio do Leite, Amarantina, Chapada de Santo Antônio do Leite, Maracujá, Coelhos, Bandeirinhas, Gouveia e Catete.

A SANEOURO ressalta que colocou todos os seus caminhões-pipas nas rotas para atendimento às comunidades com falta de água e já está em processo a contratação de reforço de mais veículos até que a situação se normalize. Todas as equipes trabalham ativamente para os reparos necessários e a disponibilização dos serviços de abastecimento de água de qualidade e em quantidade na sede e nos distritos.

População deve fazer a sua parte
A SANEOURO reforça a importância do consumo consciente por parte da população, principalmente nesse período crítico em que o abastecimento em toda a cidade é afetado pelas intensas chuvas. Economize água, priorize o consumo para alimentação e higiene.

Atendimentos on-line
Em caso de dúvidas, ligue 0800 002 1741. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24h por dia. Devido ao grande número de clientes buscando registrar suas demandas e reclamações, as nossas linhas estão congestionadas. A SANEOURO também atua para reestabelecer, o mais breve possível, os serviços de atendimento pelo 0800 e via WhatsApp. Pedimos a compreensão de todos para enfrentarmos juntos esse período e conseguirmos atender a todos.
Todas as informações são atualizadas pelo site (www.saneouro.com.br) no menu Manutenções.