SENAI CAPACITA PESSOAS NOS CURSOS OFERECIDOS PELA SANEOURO

SENAI CAPACITA PESSOAS NOS CURSOS OFERECIDOS PELA SANEOURO

Formações em excelência no atendimento ao cliente e encanador hidráulico ocorreram em junho e julho

Buscando novas oportunidades no mercado de trabalho, ouro-pretanos aproveitaram os cursos de capacitação do Senai oferecidos pela Saneouro, em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto. O curso de excelência no atendimento ao cliente possui carga horária de 45h e teve 15 alunos concluintes. Já o de encanador hidráulico conta com 75h e certificou 19 pessoas. As aulas aconteceram na Biblioteca Pública Municipal nos meses de junho e julho. As formações foram totalmente gratuitas, incluindo o fornecimento de material didático e equipamentos de proteção individual (EPIs). 

David de Faria Vieira, professor do curso de Excelência em Atendimento ao Cliente, elogia a iniciativa do curso, especialmente por vir de uma proposta da iniciativa privada (ou seja, patrocinada pela Saneouro). “O pessoal adorou o curso, aproveitou bastante os conteúdos. Os alunos disseram que todo o comércio de Ouro Preto deveria passar por esse treinamento”, conta o professor, que também acredita que a capacitação pode ser sim um diferencial no currículo dos participantes. 

Entre os conteúdos ministrados, segundo ele, uma palavra-chave foi destacada em todo o conteúdo aplicado: empatia. “Trabalhamos muito o significado dessa palavra, sobre o conceito e a aplicação quando eles estiverem atendendo o público, essa capacidade de se colocar no lugar do outro e entender as suas necessidades e como ajudá-lo”, complementa.

Para o aluno Alan Rodrigues de Paula, o curso foi bastante rico, apesar de ter sido curto. “Deu pra ver de forma abrangente o atendimento a clientes, assim como o trabalho dentro de uma empresa. Porque a gente sempre está se comunicando tanto com o cliente externo, como os internos, que seriam os colegas de trabalho”.

Novos encanadores hidráulicos
De acordo com o professor Mauro Lúcio de Jesus, “hoje, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente; então, os profissionais que já atuam na área ou querem entrar para o ramo de bombeiro hidráulico devem estar sempre se atualizando. O curso tem o propósito de atualizar e/ou inserir os alunos no mercado de trabalho, alinhando os conteúdos teóricos à prática”.

Ailton da Silva Campos concluiu o curso de encanador hidráulico e acredita que abrirá novos caminhos profissionais. “Eu gostei muito do curso, aprendi muita coisa. Acho que fazer um curso pelo Senai e capacitar mais será mais fácil de arrumarmos um emprego. Essa capacitação vai ajudar muito no mercado de trabalho, porque bombeiro hidráulico é muito procurado e é difícil encontrar profissionais do ramo”, avalia. O colega Walmir Felix da Silva concorda: “é uma profissão muito boa e rentável. O curso foi muito bem trabalhado e detalhado; com aulas práticas e teóricas. Eu gostei muito”.

Para o superintendente da Saneouro, Evaristo Bellini, essas capacitações são mais uma amostra do investimento da empresa no município de Ouro Preto: “Quando as pessoas se desenvolvem, a cidade se desenvolve”.