Instalação em todos os imóveis da cidade
No Brasil muitos municípios ainda não possuem um plano de hidrometração. Isso significa que muitos não possuem um sistema de medição do consumo e por isso, usam a água de maneira desenfreada. Nessa perspectiva, chegam a consumir 550 litros/dia por habitante, onde na verdade, o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) seria de 110 litros/dia por pessoa, o que leva a falta de água.
CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA INSTALAÇÃO:
REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO
Pagar apenas o que consumir.
MELHOR CONTROLE
Ajudar a evitar
possíveis vazamentos.
CONSUMO CONSCIENTE
Diminuir a falta de água em alguns bairros.
Importância da Hidrometragem
A gestão do consumo de água garante a eficiência e a transparência do processo de cobrança das tarifas. Para esse processo é indispensável a utilização do hidrômetro, um instrumento de medição volumétrica precisa, responsável por registar o consumo individual de água dos imóveis, garantindo que seja aferido um valor justo com base no que foi consumido.
Os hidrômetros são equipamentos credenciados pelo INMETRO, um órgão que atesta a qualidade de funcionamento do mecanismo. A medição é feita quando a água faz girar as engrenagens internas que acionam o totalizador que indicará a quantidade em litros ou metros cúbicos utilizados.
A técnica é simples. Consiste em fechar todas as torneiras e equipamentos que possam usar água, observando em seguida a posição do medidor. Após uma hora, verifica se há diferença entre a leitura atual e a posterior. Caso haja, provavelmente você tem um vazamento.
Entenda os dados do Hidrômetro
Pode ser observa a sequência de números que aparecem e anotando-os. A sequência obtida contém os metros cúbicos, centenas de litros e dezenas de litros. Para verificar qual é o consumo diário, por exemplo, é só subtrair a do dia anterior com a leitura do dia atual. Dessa maneira, é possível verificar exageros no consumo ou até detectar possíveis vazamentos.