Com objetivo de medir a quantidade de água distribuída, SANEOURO instala macromedidores nas ETAs

Com a ação será possível calcular as perdas e assim realizar os investimentos necessários para evitar o desperdício de água


Em continuidade aos investimentos de implantação e melhoria dos serviços de abastecimento de água em Ouro Preto, a SANEOURO realiza a instalação de macromedidores nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) da sede e distritos. O equipamento mede o volume de água distribuída pelo sistema de abastecimento com maior precisão.


A instalação acontece durante o mês de abril e vai contemplar quatro ETAs: Amarantina, Funil, Jardim Botânico e Itacolomi. “Esta ação é fundamental para controle do volume de água distribuído para a população. O macromedidor é um equipamento que mede a vazão de água nas adutoras de distribuições das estações. Assim, conseguimos avaliar com maior precisão a quantidade de água que é distribuída por estes sistemas, o que nos permite maior controle operacional”, explica o coordenador de Operações, Dênis Monteiro.



A SANEOURO vem investindo massivamente em Ouro Preto seja com a implantação de tecnologias, monitoramentos e na capacitação dos seus colaboradores. “A instalação dos macromedidores se soma a outras ações que estamos realizando com o objetivo de levar qualidade de vida para toda população. Com planejamento estamos modernizando todo sistema de abastecimento. Já realizamos obras para minimizar as perdas de água, aumentamos a capacidade de produção em algumas capacitações e o resultado já é sentido pela população. Nós já conseguimos ótimos resultados e este é só o começo”, ressalta o Superintendente, Cleber Salvi.


Com os macromedidores medindo a quantidade de água distribuída e os hidrômetros a quantidade consumida pelos moradores, a SANEOURO terá como calcular melhor as perdas e assim realizar os investimentos necessários para evitar o desperdício de água.


Cronograma de instalação

O equipamento já foi instalado na ETA Funil, no distrito de Cachoeira do Campo e nas próximas semanas terá o seguinte cronograma:

14.04 – ETA Amarantina - Amarantina e o subdistrito Maracujá.


22.04 - ETA Jardim Botânico - Jardim Alvorada, Cabeças, Nossa Senhora de Lourdes, São Cristóvão, São Francisco, Antônio Dias, parte do Centro Histórico, Alto da Cruz, Piedade, Taquaral, Morro Santana, Morro da Queimada, Morro São João e Morro São Sebastião.


28.04 ETA Itacolomi - Alto das Dores, Santa Cruz, Santa Efigênia, Padre Faria, Nossa Senhora do Carmo, Bauxita, Vila Operária, Vila dos Engenheiros, Jardim Itacolomi, Lagoa, Vila Aparecida, Novo Horizonte e parte do bairro Antônio Dias e Barra


Durante a instalação o abastecimento de água pode ficar comprometido, por isto fique atento ao cronograma e confira se a sua região pode ser afetada. Os comunicados informando manutenções e possíveis desabastecimentos são divulgados no site www.saneouro.com.br e Facebook: @saneouromg.