Dia da Árvore: doação de 100 mudas de plantas ao Horto dos Contos


Em comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro, a SANEOURO realizou a doação de 100 mudas de plantas ao Horto dos Contos em Ouro Preto. A entrega aconteceu na tarde desta segunda-feira (21) e contou com a participação de colaboradores da concessionária e representantes da Prefeitura de Ouro Preto.



Na época de seca e quando as queimadas infelizmente se tornam mais frequentes, a iniciativa também chama atenção para o cuidado com o meio ambiente no Município. “Esta é uma data muito importante para o meio ambiente e a SANEOURO traz uma ótima contribuição para o Horto e um estímulo para outros parceiros virem colaborar com plantio das espécies nativas. O Horto está fechado desde 2015 e durante esse tempo sofreu todo tipo de vandalismo e teve pouco cuidado com a vegetação. Estamos finalizando as reformas e o nosso planejamento é fazer a reposição da flora utilizando vegetações nativas, este é o nosso foco para dar aparência do Horto Botânico do século XVIII”, destacou o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Ouro Preto, Antenor Barbosa, que também participou da entrega.



A superintendente da SANEOURO, Elisa Ribeiro, enfatizou que a ação é uma prática sustentável do grupo do GS Inima Brasil. “A GS Inima sempre prioriza ações que preservam o meio ambiente e a SANEOURO, como integrante do grupo, segue o exemplo. O Dia da Árvore tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância dessa riqueza natural e o nosso é fomentar e cooperar com as questões ambientais. Em 25 anos de atuação, o Grupo GS Inima Brasil já plantou mais de 70 mil árvores de diferentes espécies, que contribuem diretamente para a conservação dos recursos hídricos, qualidade de vida das pessoas, e na construção de um planeta mais sustentável”, endossa a superintendente.



As mudas foram adquiridas da Floramam, uma empresa do próprio Município, e além das plantas, a SANEOURO contratou a mão de obra para plantio e adubação, para garantir assim a sobrevivência das mudas. Entre as espécies estão mudas de Ipês (amarelo, roxo e rosa) e plantas nativas como Cedro, Jacarandá, Coqueiro Licuri, Goiaba, Jambeiro, Piúna, Açoita Cavalo, Canafístula, Monjolo, Candeia e Pororoca.


O Horto dos Contos

O Horto dos Contos foi criado em 1799 e nomeado como Horto Botânico de Vila Rica, sendo considerado o segundo maior jardim botânico do Brasil. O local foi reaberto em 2008, após reformulação com paisagismo e a implantação de trilhas e espaços de lazer como quadras, praças, mirantes, auditórios e cantinas.


O espaço hoje conta com 360 mil metros quadrados e possui três entradas principais: Rodoviária, Museu Casa Contos e a igreja de Nossa Senhora do Pilar. O Horto está fechado desde 2015 por falta de manutenção. Desde o final de 2019, a Prefeitura de Ouro Preto, em parceria com a mineradora Vale, realizam a recuperação da estrutura e está em fase final.



Foto: Ane Souz

Loja | Ouro Preto

Av. Juscelino Kubitscheck, 717 | loja 3 | Vila Itacolomi.

Telefone: 55+ 31 3350-5152 

saneouro@gsinima.com.br

  • Saneuro
  • Saneuro
  • Saneuro