Incentivando o consumo consciente, SANEOURO inicia instalação de hidrômetros

O foco principal da campanha é motivar o uso racional da água e a valorização dos recursos hídricos


As campanhas de conscientização sobre a importância do consumo responsável da água têm crescido consideravelmente no Brasil. O que motiva essas mobilizações são o consumo desenfreado e o desperdício desse recurso tão essencial à vida. Em Ouro Preto, desde que assumiu os serviços de água e esgoto, a SANEOURO tem se empenhado em incentivar o uso racional da água, e como parte dessa campanha, a concessionária iniciou neste mês de novembro a instalação de hidrômetros para a micromedição, ou seja, o “Relogim” vai medir o consumo de cada morador da sede e distritos.


A crise hídrica é um tema muito discutido no mundo inteiro, não sendo diferente em Ouro Preto, que conta com vários agravantes, em especial por não ter tido investimento na prestação dos serviços de saneamento, o que deixou o sistema ainda mais precário, sendo um problema de anos. “A cidade tem um discurso de que aqui tem muita água, que nunca vai faltar. Mas não é bem assim. Ouro Preto tem muita água, mas nem sempre a disponibilidade está no local favorável para o abastecimento de todos os imóveis, e principalmente os sistemas de produção e distribuição passaram anos sem receber manutenção e investimentos necessários. Por isso hoje que estamos aqui. Para solucionar esse problema oferecendo um serviço de qualidade a todos”, enfatiza a superintendente da SANEOURO, Elisa Ribeiro.


Uma das preocupações da população é com o valor a ser pago pelo consumo. A determinação de cobrança pelo uso da água é um instrumento da Política Nacional dos Recursos Hídricos estabelecido pela Lei nº 9.433/97, a lei das águas, que tem como principal objetivo incentivar a racionalização do uso da água. Em ouro Preto, somente após 90% dos imóveis hidrometrados, tanto na sede quanto nos distritos, é que haverá a cobrança pelo consumo. “E antes disso, já informamos aos nossos clientes seu consumo em sua conta, para que ele possa se adequar. Com esta informação nossos clientes podem verificar se eventualmente existe algum vazamento interno e desta forma, possam adequar suas instalações no devido tempo e também desenvolver novos hábitos de consumo”, explica a superintendente.


Tarifa social

Com a Tarifa Social famílias de baixa renda tem direito a desconto na tarifa. Para ser incluído no benefício, é necessário se enquadrar em alguns requisitos:

  • O morador deve estar classificado com a tarifa residencial e ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com a renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional;

  • O consumo médio de energia elétrica deve ser de até 100Kwh/ por mês;

  • Após a hidrometração, o consumo não poderá exceder a 20 (vinte)m³ de égua.

  • O cliente deve atualizar o cadastro anualmente na loja de atendimento da SANEOURO, apresentando a documentação solicitada, para que não perca o direito ao benefício

Caso esteja na categoria residencial e se enquadre nos requisitos da Tarifa Social, apresente a documentação exigida (original) em um dos pontos de atendimento e solicite sua inclusão.


CUIDADOS


Com a instalação dos hidrômetros é importante que o cliente fique ciente de algumas informações. A SANEOURO é a empresa responsável pela instalação do “Relogim” e deverá manter o controle sobre a necessidade de substituição do aparelho por vida útil. Mas o consumidor, deve zelar pela conservação dele. Vale destacar que, a violação e até mesmo furto do hidrômetro pode resultar em multa e outras penalidades. Estas medidas estão previstas na Lei 1.126 de 20 de dezembro de 2018, que regula os serviços de saneamento no Município, aprovada pela Câmara de Vereadores de Ouro Preto.


Qualquer dúvida o cliente pode entrar em contato com a SANEOURO pelos telefones 0800 026 115, 3350-5152 e (11)95020-6424. Ou ainda presencialmente em umas das lojas. Mais informações em www.saneouro.com.br.

Loja | Ouro Preto

Av. Juscelino Kubitscheck, 717 | loja 3 | Vila Itacolomi.

SAC 0800 002 1741

saneouro@gsinima.com.br

  • Saneuro
  • Saneuro
  • Saneuro