Obras minimizam perdas de mais de 800 mil litros de água por dia

A meta é a melhoria, segurança e regularidade no abastecimento da sede e distritos



A SANEOURO está fazendo o seu dever de casa. Neste primeiro ano a concessionária vem realizando uma série de manutenções nos reservatórios de água da sede e dos distritos com o objetivo de diminuir as perdas no sistema e garantir a segurança e estabilidade na distribuição de água.


São diversas ações que tiveram início no decorrer de 2020 e que ainda estão em andamento. “Contratamos uma empresa especializada para a recuperação das estruturas dos reservatórios que apresentavam maior vazamento. A perda era muito grande devido as condições das estruturas, que são antigas e não receberam a manutenção adequada ao longo dos anos. Por não termos ainda macromedições, não conseguimos medir o volume exato, mas estimamos uma redução aproximada de 10 litros de água por segundo (l/s), ou seja, são 864 mil l/dia que estamos deixando de jogar fora”, enfatiza o coordenador de operações, Denis Monteiro. “Considerando um consumo de 200 litros por dia por habitante, calculando a mais do que é recomendado pela Organização das Nações Unidas (110 litros dia), somente as perdas seria capaz de abastecer 4.320 habitantes por dia”, completa.


Já foram realizadas obras de contenção dos vazamentos no Verdão da Bauxita e do Morro São João, Tanque de contato da ETA Botânico, Reservatório do Projeto Sorria e Reservatório Redondo do Bairro São Cristóvão, Reservatório da ETA de Antônio Pereira e Pico do Amor do Antônio Dia. O próximo a passar por manutenção é o Reservatório da Rua VX de Agosto no Morro Santana.


Limpeza dos reservatórios


Outra ação colocada em prática é a limpeza e desinfecção dos reservatórios. Foi elaborado um cronograma e está ação passa a ser continua dentro da operação da Saneouro. O trabalho gera mais segurança na qualidade da água distribuída à população ouro-pretana. “A reservação da água também é um processo muito importante. Com o tempo, pode ocorrer a deposição de partículas e incrustações na estrutura dos reservatórios. É fundamental a regularidade desta limpeza e pelo mesmo motivo sempre destacamos a importância de o morador também lavar suas caixas d’água”, explica Bianca Santiago, encarregada de produção da SANEOURO.


Melhorias permanentes


Além das limpezas e obras de recuperação da estrutura dos reservatórios, a SANEOURO vem realizando diversas obras voltadas para o aumento da produção de água. Foram ativados poços artesianos que não operavam há mais de 10 anos, trocas de redes inadequadas, investimento em equipamentos de bombeamento mais modernos e duráveis e a troca de válvulas e registros das ETAs. “Estamos colocando a casa em ordem e para que sejam melhorias permanentes é preciso planejar, executar com segurança e responsabilidade. E é exatamente o estamos fazendo. Nosso trabalho é para que toda população receba um serviço de qualidade e com regularidade”, pontua a superintendente, Elisa Ribeiro.



Posts recentes

Ver tudo

Loja | Ouro Preto

Av. Juscelino Kubitscheck, 717 | loja 3 | Vila Itacolomi.

Telefone: 55+ 31 3350-5152 

saneouro@gsinima.com.br

  • Saneuro
  • Saneuro
  • Saneuro