EQUIPES DA SANEOURO FIZERAM 66 DESOBSTRUÇÕES DE ESGOTO EM NOVEMBRO

EQUIPES DA SANEOURO FIZERAM 66 DESOBSTRUÇÕES DE ESGOTO EM NOVEMBRO

Descarte inadequado de objetos nas redes coletoras

pode gerar transbordo e fazer mal à saúde

O descarte inadequado de objetos sólidos nas redes coletoras de esgoto representa um risco à saúde pública. Cotonetes, papel higiênico, absorventes, preservativos, fios de cabelos e restos de comida, entre outros, acumulam-se nas redes até obstruí-las, provocando o transbordo do esgoto nas vias públicas ou até mesmo dentro de imóveis.

Só no mês de novembro de 2025, as equipes de Manutenção de Redes da Saneouro fizeram 66 desobstruções de redes na sede e nos distritos de Ouro Preto. O número equivale a pouco mais de duas desobstruções por dia e representa mais da metade dos 128 serviços em redes de esgotamento sanitário registrados no mês.

“O descarte de objetos sólidos principalmente nos banheiros e cozinhas dos imóveis é um hábito que deve ser eliminado. Lugar de descarte de materiais sólidos é o lixo”, diz o superintendente da Saneouro, Evaristo Bellini. Ele explica que as redes coletoras de esgoto são projetadas para afastar apenas líquidos dos imóveis.

Outro hábito que, segundo ele, contribui para o entupimento das redes de esgoto é o descarte de óleo de cozinha nas pias. Este material vai se acumulando nos ralos até obstruí-los.

O transbordo do esgoto nas vias públicas ou nos imóveis compromete a qualidade de vida da população, seja pelo mau cheiro que gera ou, principalmente, pelo fato de transmitir doenças.

Galeria de imagens