NOTA DE ESCLARECIMENTO: LAVRAS NOVAS

NOTA DE ESCLARECIMENTO: LAVRAS NOVAS

Em nome do respeito que tem pela população do distrito de Lavras Novas; da transparência com que conduz todas as suas ações e relacionamentos; do compromisso inegociável que tem com a entrega de água a todos os imóveis ligados às suas redes de distribuição; e das divulgações feitas hoje sobre a questão da falta de água em Lavras Novas, a Saneouro  informa aos moradores que só há uma solução para aumentar a água disponível no distrito: a perfuração de um poço profundo.

Ano a ano, o nível do manancial em que a empresa faz a captação da água em Lavras Novas vem diminuindo e, por isso, o poço é a solução mais segura. Isso porque ele retira água subterrânea e não sofre as vulnerabilidades das mudanças climáticas. Nos poços, a quantidade de água disponível é praticamente a mesma ao longo do ano, havendo ou não chuva.

O distrito vizinho de Santa Rita de Ouro Preto é um dos que foram beneficiados pela perfuração de poço pela Saneouro. A unidade foi inaugurada em agosto de 2023 e, desde então, não há ocorrências de falta de água no local.

Os representantes dos moradores de Lavras Novas já foram informados oficialmente pela Saneouro da necessidade da perfuração urgente de um poço e que a empresa tem os recursos disponíveis para fazer isso.

Também foram alertados que caminhão pipa é uma alternativa emergencial e não uma solução de abastecimento. De toda maneira, só no mês de agosto a Saneouro disponibilizou 530 mil litros de água para Lavras Novas via caminhão pipa. Ontem, dia 4 de setembro, foram entregues 70 mil litros de água no distrito também por caminhão pipa.

Dividimos com todos vocês as ocasiões em que o assunto da necessidade urgente de perfuração de um poço profundo foi abordado oficialmente com a Associação de Moradores de Lavras Novas e a mesa diretora da Irmandade de Lavras Novas:

1 - A Saneouro apresentou oficialmente a necessidade da perfuração do poço em reunião realizada no dia 27 de outubro de 2023, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres. Estavam presentes representantes da Associação de Moradores de Lavras Novas, da mesa diretora da Irmandade de Lavras Novas e moradores do distrito. Na oportunidade, representante da mesa diretora da Irmandade alegou que só disponibilizaria o local para perfuração do poço se a comunidade concordasse. Desde então, a Saneouro cobrou inúmeras vezes um retorno e não obteve.

2 – Em 10 de abril de 2024, o atual presidente da Associação esteve na sede da Saneouro, no bairro Vila Itacolomi, em Ouro Preto, e foi informado que a empresa precisa urgentemente perfurar um poço para abastecer a população.

3 - Em 18 de julho de 2024, o mesmo presidente da Associação e representantes da mesa diretora da Irmandade estiveram na sede da Saneouro para reunião. O superintendente da empresa voltou a enfatizar a urgência da perfuração de um poço. Na reunião, ficou combinado que os representantes da Saneouro iriam a Lavras Novas mostrar, pessoalmente, os locais em que o poço poderia ser perfurado. Também combinou-se que os representantes da Saneouro levariam os integrantes da mesa diretora da Irmandade e da Associação de Moradores ao distrito de Santa Rita de Ouro Preto para conhecer o poço que foi perfurado na localidade. Nem a Irmandade nem a Associação nunca responderam aos contatos da Saneouro para agendar tais visitas.

4 – Como não obteve retornos nem da Associação de Moradores nem da mesa diretora da Irmandade, que deveriam ser comprometidos com as melhorias necessárias à qualidade de vida da população de Lavras Novas, em 31 de julho de 2024 a Saneouro encaminhou um ofício ao presidente da Associação de Moradores detalhando, mais uma vez, a urgência da perfuração de um poço.

Publicamos esta nota para que todos os moradores de Lavras Novas tenham conhecimento da preocupação da Saneouro com o abastecimento de água do distrito e das tentativas incansáveis que tem feito para perfurar um poço no distrito.

A solução para o abastecimento de água a Saneouro tem. Assim como também tem o interesse em fazer os investimentos. Mas, por motivos que a empresa desconhece, nem a Associação que representa os moradores do distrito nem a mesa diretora da Irmandade demonstram o menor interesse em contribuir para esta solução tão importante para Lavras Novas, que é ter acesso a água em quantidade suficiente para a população local.