SANEOURO REDUZ EM 95,9% A UTILIZAÇÃO DE COPOS PLÁSTICOS
Eliminação do produto começou em março de 2024 e teve reforço em junho de 2025
Pensar o meio-ambiente sob todos os prismas. Este é um lema dentro da Saneouro. A utilização de copos plásticos nas áreas é um exemplo. Entre o segundo trimestre de 2025 e o terceiro, caiu em 95,9% o consumo deste produto dentro da empresa.
No final do mês de junho, quando se celebra o meio-ambiente, a Saneouro entregou a cada colaborador uma caneca de fibra de arroz para uso durante o trabalho. Já para os visitantes, passou a oferecer copos de vidro e xícaras de porcelana. O resultado? Entre julho e setembro a Saneouro consumiu 10 pacotes de 100 copos cada, ou seja, 1.000 copos plásticos. Entre abril e junho o número era bem maior: 244 pacotes com 100 unidades, o que totaliza 24.400 copos.
“São ações que refletem nosso compromisso com o coletivo e que mostram nossos esforços de melhoria contínua”, diz o superintendente Evaristo Bellini. Ele lembra que o pontapé inicial foi dado em março de 2024, quando, na celebração pelo Dia Mundial da Água, todos os colaboradores receberam, pela primeira vez, uma caneca de fibra de arroz. Com isso, a Saneouro fechou o ano de 2024 com um consumo de 30.000 copos plásticos a menos que o registrado em 2023.
“Podemos fazer um paralelo com a necessidade do consumo racional da água: se cada um fizer sua parte, o resultado pode ser gigante. E a Saneouro se orgulha de fazer cada vez mais sua parte na diminuição do consumo de copos plásticos”, explica Evaristo Bellini.
O plástico é um dos materiais que mais demora a se decompor após o descarte. Há estimativas que apontam que este processo pode levar até 400 anos. É um dos produtos com menor taxa de reciclagem, de cerca de apenas 20%, e, quando fragmentado, transforma-se em microplásticos que podem ser ingeridos por animais marinhos. Além disso, a produção dos copos plásticos é altamente poluente e contribui para a emissão de gases que causam o aquecimento global.