Hidrometração

"Oi, gente! Muito prazer, eu sou o Relogim e cheguei para convidar você a ser, assim como eu, amigo da água e do meio ambiente e tenho a missão de ajudar todos vocês a ter um consumo mais consciente. Por isso, a partir de agora a Saneouro e eu vamos medir a quantidade de água que realmente precisamos no dia a dia com a instalação de novos hidrômetros em todos os imóveis da cidade."

 

 

 

Instalação em todos os imóveis da cidade

Muitos municípios brasileiros ainda não possuem parque de hidrometração, ou seja, não têm sistema de medição do consumo. É comum nesse caso a população usar água de maneira desenfreada. Essas cidades chegam a gastar 550 litros/dia por habitante, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é o consumo de 110 litros/dia por pessoa. O desperdício, segundo a OMS, é um dos grandes causadores de falta de água nas cidades.


CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA INSTALAÇÃO:

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO
Ajudará a medir a quantidade de água que precisa no dia a dia, gerando uma cobrança justa, com base no que foi consumido.



MELHOR CONTROLE
Ajudar a evitar possíveis vazamentos. 

 


CONSUMO CONSCIENTE
Contribuirá para a redução de perdas, hoje calculado em 60%, evitando assim o desperdício. 
 



Importância da Hidrometragem
A gestão do consumo de água garante a eficiência e a transparência do processo de cobrança das tarifas. Para isso, é indispensável a utilização do hidrômetro, um instrumento de medição volumétrica precisa, responsável por registar o consumo individual de água dos imóveis, garantindo que seja aferido um valor justo com base no que foi consumido.

Funcionamento
Os hidrômetros são equipamentos credenciados pelo INMETRO, um órgão que atesta a qualidade de funcionamento do mecanismo. A medição é feita quando a água faz girar as engrenagens internas que acionam o totalizador que indicará a quantidade em litros ou metros cúbicos utilizados.

Detecte Vazamento
A técnica é simples. Consiste em fechar todas as torneiras e equipamentos que possam usar água, observando em seguida a posição do medidor. Após uma hora, verificar se há diferença entre a leitura atual e a posterior. Caso haja, provavelmente você tem um vazamento.

Entenda os dados do Hidrômetro
Pode ser observada e anotada a sequência de números que aparecem no hidrômetro. A sequência obtida contém os metros cúbicos, centenas de litros e dezenas de litros. Para verificar qual é o consumo diário, é só subtrair a do dia anterior com a leitura do dia atual. Dessa maneira, é possível verificar exageros no consumo ou até detectar possíveis vazamentos.
 

COMO LER UM HIDRÔMETRO?

 

Os hidrômetros são equipamentos credenciados pelo INMETRO, um órgão que atesta a qualidade de funcionamento do mecanismo. A medição é feita quando a água faz girar as engrenagens internas que acionam o totalizador que indicará a quantidade em litros ou metros cúbicos utilizados.

Você pode ler seu hidrômetro observando a sequência de números que aparecem e anotando-os. A sequência obtida contém os metros cúbicos, centenas de litros e dezenas de litros, para acompanhar o consumo em sua residência ou empresa, concentre-se nos dígitos pretos. Eles mostram quantos metros cúbicos de água foram consumidos. Vale lembrar que 1 metro cúbico é equivalente a mil litros de água.
Para o cálculo, subtraia a leitura do dia anterior da leitura do dia atual. Observado isso, pode-se perceber o consumo exagerado e até detectar possíveis vazamentos. 

Exemplo. 
Dia 01 – 3534
Dia 02 -  3546    -
___________________
= 12m³  o que equivale a 12 mil litros

 

Fique atento: É importante cuidar bem do seu hidrômetro para evitar violações, furtos ou adulteração que podem levar a multas e até outras penalidades se for considerado crime.

 

AGÊNCIA REGULADORA

A SANEOURO é regulada pela ARISB-MG - Endereço: Rua Rio de Janeiro, 600, Centro, Sala 1501 - Belo Horizonte/MG - CEP: 30.160-911 - Ouvidoria ARISB-MG, disponível pelo site arisb.com.br/ouvidoria, e-mail ouvidoria@arisb.com.br, telefone gratuito 08002004009 e WhatsApp 31-98425-9253.