Abastecimento de Água

A Saneouro investe na universalização do saneamento em Ouro Preto

Estações de tratamento

Reservatórios

Águas de qualidade

Estações de tratamento

A SANEOURO possui cinco Estações de Tratamento de Água (ETA) e 22 Poços, que juntos possuem capacidade de produção de 244 litros por segundo. Ao todo são 534,6 km de rede de água que atendem uma população estimada em 63mil pessoas. 

Conheça as estações:

ETA ITACOLOMI

A principal ETA de Ouro Preto tem capacidade nominal para tratar 50 litros de água por segundo. Atende os bairros de Alto das Dores, Santa Cruz, Santa Efigênia, Padre Faria, Nossa Senhora do Carmo, Bauxita, Vila Operária, Vila dos Engenheiros, Jardim Itacolomi, Lagoa, Vila Aparecida, Novo Horizonte e parte de Antônio Dias.

ETA ITACOLOMI
ETA ITACOLOMI

ETA JD. BOTÂNICO

Abastecida pelo Passa Dez, a ETA tem capacidade de produzir 50 litros de água potável por segundo. Atende os bairros de Jardim Alvorada, Cabeças, Nossa Senhora de Lourdes, São Cristóvão, São Francisco, Antônio Dias, parte do Centro Histórico, Alto da Cruz, Piedade, Taquaral, Morro Santana, Morro da Queimada, Morro São João e Morro São Sebastião.
 

ETA JD. BOTÂNICO
ETA JD. BOTÂNICO

ETA VILA ALEGRE

A mais antiga ETA de Outro Preto (1982) está localizada no distrito de Cachoeira do Campo e tem capacidade para produzir cinco litros de água potável por segundo. Atende os bairros do Centro, Santa Luzia, Aldebaran, Sacramento, São José, Vila alegre, São Francisco, Açude. A disponibilidade hídrica diminuiu muito nos últimos anos. A ETA que já foi responsável pelo abastecimento de aproximadamente 20% da área urbana do distrito, atende hoje 4,5% da região.
 

ETA VILA ALEGRE
ETA VILA ALEGRE

ETA AMARANTINA

Inaugurada em 2011, a ETA Amarantina capta água do Córrego do Riacho para produzir cerca de 15 litros de água potável por segundo. Atende os moradores do Distrito de Amarantina e do Subdistrito de Maracujá.
 

ETA AMARANTINA
ETA AMARANTINA

ETA FUNIL

Com capacidade para produzir 60 litros de água potável por segundos, a ETA localizada no Distrito de Cachoeira do Campo é abastecida pelo Ribeirão Funil e é responsável pelo abastecimento de 85% da população do Distrito. Atende também os bairros de Santo Antônio do Leite e Glaura, além dos subdistritos de Maracujá e Coelhos.
 

ETA FUNIL ITACOLOMI
ETA FUNIL ITACOLOMI

Reservatórios

Com o desafio de abastecer a cidade de Ouro Preto com uma água de qualidade e em quantidade adequada, a Saneouro possui 90 reservatórios que recebem toda a água tratada pelas Estações de tratamento e distribui mais de 6.670m³ de água por todo o município.

Amarantina

3 Reservatórios

Capacidade de 457 m³

Antônio Pereira

2 Reservatórios

Capacidade de 370 m³

Bandeirinha

1 Reservatório

Capacidade de 24 m³

Cachoeira do Campo

13 Reservatórios

Capacidade de 2.953 m³

Campestres

1 Reservatório

Capacidade de 47 m³

Catete

2 Reservatórios

Capacidade de 405m³

Coelhos

1 Reservatório

Capacidade de 101 m³

Engenheiro Correia

1 Reservatório

Capacidade de 140 m³

Glaura

4 Reservatórios

Capacidade de 349m³

Lavras Novas

2 Reservatórios

Capacidade de 250m³

Miguel Burnier

2 Reservatórios

Capacidade de 36m³

Riacho

1 Reservatório

Capacidade de 19m³

Rodrigo Silva

2 Reservatórios

Capacidade de 70 m³

Santa Rita

7 Reservatórios

Capacidade de 469m³

Santo Antônio do Leite

3 Reservatórios

Capacidade de 80m³

Santo Antônio do Leite

2 Reservatórios

Capacidade de 803m³

São Bartolomeu

2 Reservatórios

Capacidade de 70m³

Soares

1 Reservatório

Capacidade de 31m³

Sede

32 Reservatórios

Capacidade de 5.783m³

Águas de qualidade

O cuidado com a água na SANEOURO começa na captação nos diversos mananciais e se intensifica nas Estações de Tratamento de Água onde, por meio de um conjunto de procedimentos físicos, químicos e biológicos, é tratada a água que chega às torneiras dos moradores de Ouro Preto.

​O processo de tratamento de água é capaz de eliminar impurezas prevenindo a contaminação por possíveis agentes infecciosos.

A SANEOURO trabalha com os padrões de potabilidade definidos pelo Ministério da Saúde de:

Cloro- 2,0 mg/l para que a água chegue no imóvel com 0,50mg/l
PH - 6,0 a 9,5
Turbidez - Limite 5,0 uT
Cor  - Limite 15,0 uT

 

Para garantir a qualidade da água potável, cada Estação de Tratamento de Água -ETA analisa diariamente a água em todos seus processos com o objetivo de detectar a presença de contaminantes, poluentes e outras substâncias que possam ser nocivas à saúde humana. Dessa maneira, a SANEOURO pode garantir que a água chegue em condições seguras de consumo para a população.

AGÊNCIA REGULADORA

A SANEOURO é regulada pela ARISB-MG - Endereço: Rua Rio de Janeiro, 600, Centro, Sala 1501 - Belo Horizonte/MG - CEP: 30.160-911 - Ouvidoria ARISB-MG, disponível pelo site arisb.com.br/ouvidoria, e-mail ouvidoria@arisb.com.br, telefone gratuito 08002004009 e WhatsApp 31-98425-9253.