ESGOTO NÃO É LIXO

ESGOTO NÃO É LIXO

Objetos sólidos obstruem as redes e causam transtornos à população

Ao longo de todo o ano de 2023, a Saneouro executou 359 serviços de desobstrução de redes e ramais de esgoto nas áreas urbanas do município de Ouro Preto. Ou seja, a média é de praticamente um serviço por dia para desentupir as redes. Na maioria das vezes, estes casos acontecem por descarte inadequado de objetos dentro dos imóveis.

São os casos de papéis higiênicos, absorventes, preservativos e bitucas de cigarro jogados no vaso sanitário dos banheiros. Ou de restos de comida e gordura que vão pelos ralos das pias das cozinhas. “As redes coletoras de esgoto são feitas para transportar a água suja, após a utilização humana, para os pontos de tratamento. Elas não suportam tanta carga de objetos sólidos. Esgoto não é lixo”, diz o superintendente da Saneouro, Evaristo Bellini.

Ele lembra que as equipes da empresa já chegaram a retirar calça jeans de redes de esgoto. Os entupimentos das redes coletoras de esgotos causam transtornos para toda a população. Podem acarretar em retorno da água coletada nas vias públicas ou nos próprios imóveis dos clientes e geram mau cheiro e proliferação de doenças.

Galeria de imagens