SANEOURO INVESTE EM TECNOLOGIA NO COMBATE ÀS PERDAS DE ÁGUA

SANEOURO INVESTE EM TECNOLOGIA NO COMBATE ÀS PERDAS DE ÁGUA

Empresa instala macromedidores eletromagnéticos nos sistemas de captação das Estações de Tratamento de Água

 

Inovação e tecnologia são alguns dos valores da Saneouro. E o investimento nestes setores vai mudar o panorama dos sistemas de distribuição de água na sede e nos 12 distritos de Ouro Preto. A empresa está substituindo os medidores de vazão por ultrassom nas captações das Estações de Tratamento de Água (ETA) e dos poços artesianos por macromedidores eletromagnéticos, que registram com maior precisão a relação entre o volume de água produzido e o distribuído aos moradores.

“Este é um projeto que vai alcançar todas as nossas captações e que vai reforçar nosso combate às perdas”, diz o superintendente da Saneouro, Evaristo Bellini. Ele lembra que desde que a empresa assumiu a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Ouro Preto, em janeiro de 2020, já conseguiu reduzir em 46% as perdas de água.

As perdas representam o volume de água que é produzido pelos sistemas e que não chega à torneira das casas da população. É um dos grandes desafios das empresas de saneamento básico ao longo dos anos e os vazamentos em redes são um dos principais causadores. “Diminuir o índice de água perdida significa disponibilizar o produto em maior quantidade para os imóveis e, por outro lado, contribuir para o uso racional do recurso, já que a água é um bem finito”, afirma Evaristo.

 

Os novos macromedidores fornecem dados precisos e confiáveis sobre o percurso da água entre a captação, a produção e a distribuição e, assim, permitem a ação corretiva rápida, sempre que necessário. As captações das ETAs Itacolomi, Amarantina, Jardim Botânico e Funil e os poços de Antônio Pereira e Santa Rita de Ouro Preto. O poço Riacho, que será inaugurado nas próximas semanas, também já contará com a tecnologia, na qual já foram investidos R$ 250 mil. As próximas implantações previstas são nos poços Vila Alegre e Água Limpa, que estão em construção.